
O marketing deve levar em consideração toda a organização e seus “stakeholders”. Estes são aqueles que de alguma forma estão envolvidos no mundo e dia-a-dia da organização como os clientes, funcionários e colaboradores, fornecedores, acionistas, governo, comunidade, mercado, concorrentes, enfim, tudo que faz parte da vida da organização. Daí a segmentação do marketing e suas especificidades como CRM ( relacionamento com clientes), B2B (business to business ou marketing empresarial), endomarketing (marketing interno) e muitas outras siglas e expressões que servem para designar nada mais que o assunto tratado, ou para orientar atividades, facilitando sua assimilação pelos envolvidos no planejamento, execução e monitoramento das ações adotadas.
Embora cada vez mais especializado, o marketing continua geral, com uma abordagem macro e especial missão, não mais função, de agregar valor a produtos e serviços e aumentar a percepção geral de importância das organizações. Isto implica em fazer o dever de casa pesquisando e monitorando o mercado e interagindo com os demais setores da empresa.
Recursos Humanos, P&D, Financeiro, departamento de vendas e Marketing, são todos peças fundamentais em qualquer empresa e não podem perder tempo em corridas internas para ver quem pode mais, quem decide mais. O planejamento estratégico da empresa é norteado por todos, e deles exige comprometimento. São órgãos vitais de um só corpo, para haver saúde é necessário que nenhum deles esteja doente.
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