segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Tecnologia da Informação

O ser humano sempre dependeu de informação para sobreviver. Somos dotados do melhor “processador” que existe, embora subutilizado, e a mãe natureza sabia muito bem o que estava fazendo quando nos deu este presente. Estava por colocar em nossas mãos não apenas o destino de nossas vidas, mas o seu próprio. Embora os avisos constantes como furacões e derretimento glacial chamem a atenção da mídia, muito pouco foi feito. Vai chegar o dia em que nossa extinção será inevitável e ela, a natureza, terá tempo de se recuperar, dando a outros seres o privilégio de gerir seu patrimônio, o que temos feito sem a menor probidade até agora.
No tempo das cavernas, o simples conhecimento do fogo ou de um bom local para caça ou pesca podia significar a diferença entre a vida e a morte. As civilizações foram surgindo e a superioridade numérica foi cedendo espaço para o conhecimento militar e bélico. Batalhas foram vencidas e povos conquistados por mensagens entregues a cavalo ou cidades fortificadas a tempo por possuírem excelentes batedores. Na idade moderna as potências passaram a ser valorizadas por seu PIB e não mais pela quantidade de ogivas atômicas. Ainda hoje o conhecimento e a informação valem ouro e são determinantes para passos futuros de um indivíduo, uma empresa ou uma nação.
A busca de informação é facilitada pelo dinamismo do mundo. Temos de nos adaptar e aprender a usar as informações a tempo. Estas estão instantâneas, porém breves. O que é hoje já não será amanhã e aprendemos no dia-a-dia que incertezas são parte do cotidiano.
Enquanto profissional, seja diretor, sócio de uma empresa ou empregado, deve-se estar a par de tudo que acontece no mundo e não mais apenas na sua área de atuação. Se você é dono de um posto de combustíveis, pode não ligar para a redução do limite de velocidade em área urbana, mas com os carros andando mais devagar estes consumirão menos e seu volume de vendas sofrerá uma queda. Se trabalha em uma fábrica de sapatos que exporta bastante, a desvalorização do dólar pode provocar demissões e seu emprego pode sair voando pela janela. Os exemplos são inúmeros. Isto é o que chamamos de globalização. O fato é que agora podemos ligar a TV e ver em tempo real sobre o acidente automobilístico de uma princesa inglesa, com um namorado egípcio, num túnel francês, em um carro alemão, dirigido por um motorista belga, cheio de uísque escocês e perseguidos por paparazis italianos. Quer maior exemplo de globalização? Não há mais fronteiras e sem estas não há mais tempo. Devemos ser capazes não apenas de encontrar as informações, mas filtrá-las e processá-las como nunca fizemos antes. Daí a importância crescente de setores de TI (tecnologia da informação) em empresas e organizações. Trate de incorporar este pensamento a sua rotina e saiba que existe um mundo novo lá fora, onde avanço tecnológico passou de eletivo à obrigatório, e isto se deu de tal forma que dinossauros serão lembrados em livros, mas sem espaço para seus fósseis, profissionalmente falando é claro. Evite problemas por falta de informações completas (veja video abaixo) , evolua para não acabar extinto, pelo menos antes do tempo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Professor Déda! Gostei muito do seu texto acerca da Tecnologia da Informação. Trabalhar por/pela/para a tecnologia não deveria ser estranho para as sociedades, visto que ela é fruto do desenvolvimento humano. No entanto, num mundo de desigualdade e exclusão, todo e qualquer recurso indicativo de progresso torna-se ferramenta para opressão.

Anônimo disse...

Grande Déda!
Muito bom o texto...E o video entao!Engraçadissimo!

Em relaçao a natureza ha quem diga que todo esse processo de aquecimento global é uma ocorrencia normal do ciclo da terra.Que tudo é normal.Que tudo esta um xuxu de yaya!

A informaçao neste tal mundo globalizado(que marginaliza sociedades alienigenas a cultura geral.A exemplo das comunidades Africanas/paises onde as potencias viram a cara podendo com seus gigantescos PIB resolver os problemas da fome mundial,blah blah,etc e tal.)é sim a ponte para a des-opressao e nesse aspecto discordo com Ana Paula.Ainda estou pra ver a Matrix ser desigual com seus robozinhos =D

Mas com tecnologia e progresso intelectual nao há como permanecer na opressao visto que pessoas desalienadas e antenadas nao sao passivas tao facilmente a desigualdades(Por isso que nosso Brazuca ta uma bos%@)

Abraço