quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Deixe sua mesa.

Com o crescimento de qualquer empresa, é comum vermos o surgimento de departamentos e a setorização de atividades. Os cargos que eram multifuncionais em outros tempos tornam-se especializados assim que possível em nome do foco da atividade. Isso é natural e saudável, mas para o empreendedor, é fundamental o contato participativo mesmo que eventual nos demais setores para manter os rumos da organização.
Numa agência de publicidade, por exemplo, o início em geral é o mesmo; Alguns poucos sócios, geralmente colegas de faculdade recém-formados, dividem as tarefas de atendimento, planejamento, criação, mídia, administrativo, produção, pesquisa, dentre outras próprias de uma agência plena, contando com uma equipe reduzida e que por razões óbvias trata dos diversos trabalhos atuando em cada uma das fases de um serviço ou campanha. Com o crescimento da empresa e em nome da especialização que a demanda de serviços vai exigindo, estes setores vão ganhando autonomia e viram núcleos próprios, ainda que dependam da sala ao lado para funcionar a contento. Aquele empresário que tinha que prospectar clientes e fazia o atendimento, muitas vezes não sai mais da diretoria e trata apenas de assuntos administrativos, não se envolve mais com a criação e produção de peças publicitárias, como se institucionalizasse um setor da empresa chamado “direção” e que apenas ele pode dar conta. Não é verdade. Em primeiro lugar, NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL (profissionalmente falando), o mercado nos mostra isto todos os dias e em segundo lugar o empresário deve, mesmo que com uma regularidade mínima, participar de todos os processos de sua organização. Reuniões frequentes ajudam a evitar surpresas desagradáveis e conhecer a fundo os demais serviços ajuda na hora de traçar diretrizes e estipular prazos. Uma grande responsabilidade acompanha o poder de delegar. Sempre tivemos exemplos de grandes empresários admirados por atender clientes no balcão, ou ouvir pessoalmente às reclamações de clientes por um serviço de 0800. Estes sempre foram descritos como muito mais que modelos de empresários, mas verdadeiros visionários que encaravam estas atividades como uma forma de investimento e monitoramento de todos os setores da empresa. É bem verdade que é necessária uma disciplina exemplar para concatenar responsabilidades cada vez maiores com a participação em outros setores da empresa, mas esta disciplina não é menor que a do pequeno empresário de outrora que além de se ocupar de diversas tarefas típicas de um sócio ou diretor ainda fazia serviços de office-boy, departamento de pessoal, contabilidade... e não podia deixar faltar o cafezinho.

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