terça-feira, 21 de agosto de 2007

A importância do briefing para uma campanha.

O briefing é o documento resultante do contato do atendimento de uma agência com o cliente. Ele será repassado a outros departamentos da agência como planejamento e criação para que a campanha ou “case” seja elaborado. Deve conter o maior número de informações possíveis, como dados da empresa, objetivos, campanhas anteriores, etc... Mas a responsabilidade de captar o que o cliente quer e unir isso ao que é mercadologicamente interessante é por demais complicado.
Um assunto delicado que deve constar no briefing é a questão da verba que o cliente dispõe para gastar com a campanha ou trabalho. Certa vez, ouvi de um cliente ao perguntar até quanto ele poderia gastar na campanha; “Toda agência com a qual já trabalhei me faz esta pergunta”... Pude notar um ar de ironia preocupada que nos faz sentir mercenários. Sei que muitos profissionais da área passam por isso. É interessante deixar claro antes desta inevitável pergunta que diversas campanhas poderiam ser idealizadas, mas que para sabermos o que podemos planejar devemos saber de quais valores dispomos, pois podemos fazer uma campanha com um orçamento mínimo, que seria totalmente diferente de uma campanha com altos recursos. Quando deixamos claro que valores são fundamentais no planejamento, assim como para se fazer a planta de uma casa deve-se saber quanto se tem para gastar, isto torna mais fácil sua aceitação da análise de investimentos.
Não bastasse o fato de lidarmos com algo absolutamente subjetivo, como a opinião e vontade do cliente, este por diversas vezes apresenta objetivos impossíveis, ou uma completa falta de noção do mercado, cabendo ao atendimento ainda neste momento trazer o cliente de volta à realidade.
O briefing, por mais completo que seja, deve ser tratado como um processo. Se necessário ele deve ser produto de mais de um encontro ou reunião para que não se torne resultado de uma primeira impressão. Ele norteará toda a campanha e deve ser repassado e apresentado pelo atendimento, o porta-voz do cliente na equipe, em conjunto com os demais setores da agência para evitar falta de compreensão por colaboradores que apenas leram o relatório resultante.
Sua importância é tal que ele além de ajudar no desenvolvimento dos trabalhos, facilita a sua apresentação ao cliente após o processo criativo. Nesta apresentação, que causa frio na barriga em 12 entre 10 responsáveis pelo atendimento, deve-se estar preparado para aplausos ou a completa desaprovação. Por isso o briefing deve ser tão bem fundamentado; Porque caso a equipe chegue à conclusões contrárias às vontades do cliente, será muito mais fácil justificar as sugestões, bem como associar os desejos do anunciante aos resultados esperados, o que no fim das contas deve ser de longe o maior objetivo da agência;

Que seja feita a vossa vontade...

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