segunda-feira, 13 de agosto de 2007

O clima que não dá pra prever, mas é importante melhorar.

Quando trabalhamos em uma empresa, seja como empregado ou empregador, o ambiente de trabalho reflete diretamente no desempenho de todos. Muitas vezes nos vemos em uma situação onde ganhamos bem, mas não estamos contentes com o trabalho, ou adoramos o ambiente, colegas e chefes, mas o pagamento nos deixa desmotivados. Em outras organizações os boatos, fofocas e falta de profissionalismo fazem com que os recursos humanos da empresa sejam subutilizados.
Muitos consideram o dinheiro como maior fator motivacional; Mero engano. Se isto fosse verdade não teríamos funcionários que apesar de bem remunerados se mostram insatisfeitos, além de resumir o problema a um assunto de única e simples solução. Em nossas pesquisas a remuneração aparece como oitavo colocado na lista de maiores motivadores para o empregado em grande parte das empresas estudadas. Nossos dados demonstram a seguinte ordem dos dez maiores fatores motivadores.
1- Desafio
2- Perspectiva de Desenvolvimento
3- Treinamento
4- Reconhecimento.
5- Integração
6- Sentido de Utilidade
7- Liderança
8- Remuneração Justa
9- Segurança
10- Autonomia
Por se tratar de um aspecto totalmente subjetivo, é muito complicado para a empresa ou seus gestores, obterem uma análise precisa de como anda o clima na organização e prover as mudanças necessárias. Se os funcionários estão satisfeitos e motivados, se o organograma da empresa funciona, se há uma boa relação entre chefes e subordinados, se todos os funcionários estão envolvidos com a missão da empresa, tudo isto é relevante para o sucesso da organização. A pesquisa ainda se mostra como a melhor opção para detectar parâmetros e direcionar ações. O simples fato de aplicar um questionário nos diversos setores de uma empresa já funciona como um fator imediato de motivação, pois é uma forma direta de dizer a todos os colaboradores que suas opiniões são importantes e que a empresa está interessada em providenciar melhorias. Deve-se assim, analisar os dados coletados e dar feedback a estes colaboradores, tomando as providências que motivaram a pesquisa sob a pena de comprometer a credibilidade da empresa caso isto não aconteça. Quando o processo é bem conduzido as mudanças no clima das organizações são imediatas.
Em algumas empresas é economicamente inviável a realização de uma pesquisa, mas existem maneiras de se aproximar da análise ideal promovendo uma pesquisa por amostragem, que bem conduzida pode refletir a grande maioria das conclusões e análises que seriam obtidas com uma macro análise.
Os resultados de um programa de melhoria do clima organizacional são notórios e muitas empresas estão investindo na qualificação de seus departamentos de recursos humanos para que estes possam buscar na própria empresa as respostas para questões organizacionais e as soluções para seus problemas. De qualquer forma, todo o processo de melhoria demonstra que não existe unilateralidade, não obedece a uma seqüência hierárquica de decisões, mas parte do princípio de que cada mesa, cada vassoura, escada, caneta ou monitor é uma parte importante da organização.

2 comentários:

Unknown disse...

Perfeito texto Dedinha :))))
Parabéns!
bjos.

Anônimo disse...

Adorei seu blog. Trabalhava com planejamento de mercado e pesquisa de mercado no Brasil antes de casar, mudar de pais e virar "madame" com carteirinha assinada pela França (sem permissao para trabalho). Vai ser uma fonte otima para eu continuar me atualizando, para quando voltar para nosso pais e retomar minha carreira.

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