quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Todo dia é dia.

No segundo Domingo do mês de Agosto, todos os anos, comemoramos o dia dos pais. Homenagem mais que merecida a todos os pais que se importam com seus filhos. É claro que nem todos os pais são exemplos de carinho e atenção, mas a palavra em si, já merece reconhecimento pelo simples fato de ser em parte responsável pelo melhor dos presentes; a vida.
Deixando de lado o sentimentalismo natural desta data, como muitas outras datas comemorativas, esta também foi criada para aquecer o comércio. Você já observou como temos diversas datas comemorativas estrategicamente espalhadas ao longo do ano? Páscoa, Dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia das crianças e por aí vai...sempre nos levando à compras de diversos produtos e serviços; O consumo de peixes aumenta consideravelmente na páscoa, nenhuma mãe quer cozinhar em seu dia, os brinquedos triplicam suas vendas em Outubro e os restaurantes e motéis têm fila no dia dos namorados.
Engana-se quem pensa que apenas as lojas de produtos masculinos saem ganhando em Agosto. Dia dos pais é dia de reunir a família para um almoço, aumentando assim a despesa semanal com o supermercado, ou comer fora, prestigiando este ou aquele restaurante. E o fato do segundo Domingo do mês ser o escolhido é para garantir que seja após o quinto dia útil do mês, assegurando assim dinheiro à mão. São facetas da economia que passam despercebidas devido à atenção que estas datas nos despertam. Vemos um direcionamento do marketing com promoções e campanhas mais elaboradas e que já fazem parte do planejamento de marketing anual de muitas empresas ou pelo menos deveriam fazer. O apelo sentimental é uma constante e a propaganda celebra uma ótima fase, pois os grandes anunciantes investem consideravelmente. Como o brasileiro é conhecido por seu sentimentalismo e valores de família acentuados, bem diferente do frio europeu, este aspecto do comportamento do consumidor é levado em conta e explorado à exaustão. Aliás, esta aí uma matéria que vale muito a pena passar com uma média bem alta durante o curso de marketing e propaganda, porque com certeza lhe será muito útil conhecer o consumidor e saber como ele se comporta. Não basta apenas monitorar o mercado, mas a atenção às variáveis geográficas, sociais, econômicas e tantas outras influenciando diretamente na decisão de compra do consumidor, são fundamentais para o sucesso de qualquer profissional do marketing e propaganda. Alguns comerciais nos deixam os olhos marejados lembrando-nos a todo instante que não podemos esquecer de comprar o presente de nossos pais, ou dar dinheiro para que nossos filhos comprem os nossos, enquanto ensaiamos a cara de surpresa no momento da entrega. O consumidor, sabendo disto também pode esperar a melhor hora para trocar aquele celular, comprar uma nova loção ou renovar seu guarda-roupa.
De qualquer forma, feliz fica o comércio, felizes os filhos e felizes os pais.
Feliz dia dos pais! Que venha o dia das crianças!

Nenhum comentário: