quarta-feira, 18 de julho de 2007

Guerreiros, peixes, cobras e jacarés.


Esta semana eu postei em meu blog um vídeo motivacional feito com cenas do filme "O Gladiador". Ele trata basicamente da coragem necessária para enfrentar as dificuldades que a vida nos impõe e a melhor maneira de fazer a diferença sendo assim reconhecido. Recebi centenas de e-mails elogiando o vídeo; E viva o Youtube!
O que realmente acontece é que para nos tornarmos estes "guerreiros" retratados no vídeo, precisamos nos "armar" cada vez mais de certificados, estágios, diplomas, pós-graduações, mestrados, doutorados, cursos de aperfeiçoamento, ufa!, para que não sejamos jogados numa “arena” munidos apenas de estilingues e algumas poucas pedras.
Nos últimos dez anos houve uma disseminação de instituições de ensino superior, (algumas de qualidade duvidosa...), em virtude de uma política nacional de aumento do número de estudantes universitários para fazer figurinha nas classificações de organizações internacionais que medem o desenvolvimento de países em crescimento. Como conseqüência, observamos um mercado saturado de profissionais "armados até os dentes" mas que muitas vezes não dão conta dos gladiadores que enfrentam. É comum vermos ofertas de emprego mesmo na esfera pública, onde os candidatos não se mostram aptos e sobram vagas.
Nossos avós, que em sua grande maioria não sabiam sequer onde encontrar uma escola de nível superior, conseguiram criar muito mais filhos do que conseguiríamos hoje, mas com os mesmos estilingues que se mostram inúteis em "arenas" atuais. O então chamado "curso normal", a vontade de trabalhar e uma pitada de sorte, já garantiam o sustento a uma família, e acreditem;O patriarca geralmente sustentava a casa sozinho!Hoje, a situação não é mais a descrita no ditado;
"Filho de peixe, peixinho é..."
Qualquer profissional deve buscar se qualificar da melhor forma possível e além de mostrar trabalho, estar sempre atualizado e disposto a aprender. Graduação, estágio, idioma estrangeiro, informática, pós ou MBA, mestrado, doutorado, pós-doutorado, congressos... são tão comuns em currículos que as empresas começam a olhar outros itens como trabalho voluntário e ações de cidadania.Bom, mas aí já é assunto para um outro dia. De qualquer forma, fica o recado com o ditado da vez;
"Cobra parada não engole sapo!" ou quem sabe, “Jacaré que vacila vira bolsa de madame”...Portanto, qualifique-se!

2 comentários:

Anônimo disse...

que bom que o blog voltou.parabéns pelo artigo

Anônimo disse...

Como posso assistir ao vídeo?