quarta-feira, 18 de julho de 2007

Levante sua antena!


Com a velocidade da informação nos dias de hoje, é cada vez mais importante estar atento às mudanças que ocorrem no mundo. Não estou falando apenas de notícias sobre política, economia ou esporte, mas, sobretudo das mudanças de mercado que dão indícios cada vez mais discretos que irão ocorrer.
Há algum tempo, ao escolhermos uma profissão, levávamos em consideração como estava o mercado, que profissões eram vantajosas e com quais nos identificávamos. Hoje, na era da informação instantânea, do obsoletismo iminente, devemos sacar nossa bola de cristal e indagar como estará o mercado quando terminarmos a formação escolhida. Todos nós conhecemos casos de pessoas que optaram por determinada área de formação num momento e foram jogados em mercados saturados algum tempo depois.Também não é incomum vermos empresários e executivos que desatentos aos rumos do mercado, deixam passar oportunidades e não prevêem ameaças. Um bom exemplo foi o que aconteceu com a gigante Coca-cola. Ela demorou a perceber a maior demanda de bebidas não alcoólicas e repositores energéticos e tardou diversificar seus produtos ou fazer aquisições. Erro grave. A Pepsi investiu pesado numa política de expansão e cresceu num mercado que era dominado pela rival.
Os japoneses têm um ditado que retrata o valor da informação por menor que seja;
"Por causa de um prego solto, perdeu-se a ferradura, por causa da ferradura perdeu-se o cavalo, por causa do cavalo a mensagem não foi entregue e como a mensagem não foi entregue... Perdeu-se a guerra!"
Apesar de milenar, o ditado se mostra atual e se aplica as muitas situações de nosso cotidiano.
Portanto, atenção amigos! Atentem aos detalhes e não menosprezem a informação por mais insignificante que ela lhe pareça.
Sejam "antenados" e cuidem dos pregos!

Nenhum comentário: