quarta-feira, 18 de julho de 2007

Venda-se!!! Invista em seu marketing pessoal.


Algumas pessoas não dão a importância devida a um tema importantíssimo para o nosso dia-a-dia e que na prática nos abre muitas portas; o marketing pessoal.
Todos somos clientes de profissionais ou prestadores de serviço que sabem nos cativar. O feirante que sabe o que você gosta, o médico que lhe trata como ninguém, o mecânico que lhe mostra transparência, o professor que admiramos, todos estes têm algo em comum; um excelente marketing pessoal.
O marketing pessoal é a venda de sua imagem. A sua maneira de agir e a reação frente à situações do cotidiano que formam sua imagem nos que lhe rodeiam. Esta pode ser positiva ou negativa. Cabe a você ter a sensibilidade para refletir aquilo que deseja e que é fundamental para sua atividade. O auto-conhecimento é essencial para esta tarefa. O conhecimento do meio ambiente também é imprescindível para uma avaliação correta e direcionamento de ações que deseja tomar. O bom humor é fundamental. Todos gostamos de estar perto de pessoas positivas e sorridentes.Quando você resolve fazer uma análise interna e uma do meio, para assim prover mudanças que ressaltam seus valores positivos e miniminizam a exposição de seus defeitos, você está assumindo a condição de um produto. Cuidado! Não devemos esconder nossos defeitos, mas aprender a lidar com os mesmos e minimizar seus efeitos. Assumir que temos defeitos e conhecê-los é o primeiro passo para que isto aconteça. Leve na esportiva e saiba que você não é um objeto, mas um produto como dissemos à pouco. Você pode fazer parte de um grupo de amigos e profissionais conhecidos que trocam informações relevantes e de forma camarada (network marketing) e deixar sua marca, seu diferencial na lembrança dessas pessoas. Em momentos importantes lembrarão de você e oportunidades surgirão. Você poderá sentir num prazo muito curto a diferença no seu ambiente profissional no que diz respeito à imagem que as pessoas têm de você.Mas e aquelas pessoas que não ligam para nada disso e ainda assim são bem sucedidos por serem excelentes profissionais? Ora, eles teriam ainda mais sucesso se se importassem.

Algumas pessoas levam a importância do marketing pessoal para a esfera profissional apenas, mas isto é um grande erro. Ninguém é feliz se tudo vai bem apenas no campo profissional. A vida pessoal é fundamental para a felicidade e o marketing pessoal funciona também na esfera privada. Todos querem ser adorados por seus entes queridos e amados por quem ama. Nisso o marketing pessoal também pode ajudar.

Como vê apenas o marketing pessoal não basta. Você não pode passar uma imagem que é bom em algo, educado ou uma pessoa legal se não passar a ser desta forma. Viva a imagem que você quer passar. Conseguir identificar a imagem ideal que se deve passar é importante, mas talvez tornar-se o produto que essa imagem mostra seja mais importante ainda.


Nenhum comentário: