
feliz natal a todos!
Um blog criado para compartilhar artigos, opiniões e pontos de vista sobre assuntos como marketing, propaganda,empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, atualidades e afins. Tem o intuito de promover a integração e disseminação de idéias e conhecimento para profissionais da área de marketing, gestores,profissionais liberais ou simples interessados. Atualizado regularmente, é fonte de leitura produtiva, dedicada e descontraída.

 Qualquer estudante de marketing e propaganda sabe como pode ser apaixonante e até viciante sua área de atuação, mas como em qualquer outro campo de trabalho, vez por outra vemos situações onde há o uso de artifícios que beiram a falta de ética e os fins justificam os meios, deixando profissionais de estômagos mais sensíveis assustados com a inexistência de limites.
Qualquer estudante de marketing e propaganda sabe como pode ser apaixonante e até viciante sua área de atuação, mas como em qualquer outro campo de trabalho, vez por outra vemos situações onde há o uso de artifícios que beiram a falta de ética e os fins justificam os meios, deixando profissionais de estômagos mais sensíveis assustados com a inexistência de limites. Com a chegada das festas de fim de ano, todas as empresas ficam de olho no aquecimento da economia causado pelo aumento de consumo. É época de saldar dívidas, comprar aquilo que foi cobiçado o ano inteiro e quem sabe, fazer novas dívidas.Como já escrevi antes, o brasileiro em geral não sabe comprar e é muito emocional em suas atitudes. O marketing sabe disso e faz uso de todas as armas para atrair a atenção do consumidor.
Com a chegada das festas de fim de ano, todas as empresas ficam de olho no aquecimento da economia causado pelo aumento de consumo. É época de saldar dívidas, comprar aquilo que foi cobiçado o ano inteiro e quem sabe, fazer novas dívidas.Como já escrevi antes, o brasileiro em geral não sabe comprar e é muito emocional em suas atitudes. O marketing sabe disso e faz uso de todas as armas para atrair a atenção do consumidor. Recebi alguns e-mails de leitores perguntando o porquê da demora em postar novos artigos (hoje fazem 8 dias desde a última postagem). Descobri que a velha máxima “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas” também vale para os bloggeiros e o mundo virtual. É muito bom saber disso.
 Recebi alguns e-mails de leitores perguntando o porquê da demora em postar novos artigos (hoje fazem 8 dias desde a última postagem). Descobri que a velha máxima “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas” também vale para os bloggeiros e o mundo virtual. É muito bom saber disso. Estou aguardando o julgamento de uma ação que está em andamento desde o início de 2006 contra um plano de saúde do qual eu e meu filho somos clientes. Diz respeito a danos morais e ao ressarcimento de valores gastos com uma cirurgia de emergência no Rio de Janeiro no olho esquerdo de meu filho, hoje com 11 anos, em virtude de um acidente com vidro. O plano de saúde deu com os ombros e afirmou que ao invés de ouvir os especialistas que indicavam médicos e hospitais específicos para que meu filho não perdesse o olho, eu deveria consultar o caderninho de conveniados que eles deveriam ter enviado para minha casa. Mas após todo o estresse do processo e confiante no resultado, eu cheguei a uma conclusão. Não dá pra ser leniente com um serviço ou produto que desagrade. Isto já fez parte do perfil do brasileiro por tempo demais... Agora sou CONSUMERISTA!
Estou aguardando o julgamento de uma ação que está em andamento desde o início de 2006 contra um plano de saúde do qual eu e meu filho somos clientes. Diz respeito a danos morais e ao ressarcimento de valores gastos com uma cirurgia de emergência no Rio de Janeiro no olho esquerdo de meu filho, hoje com 11 anos, em virtude de um acidente com vidro. O plano de saúde deu com os ombros e afirmou que ao invés de ouvir os especialistas que indicavam médicos e hospitais específicos para que meu filho não perdesse o olho, eu deveria consultar o caderninho de conveniados que eles deveriam ter enviado para minha casa. Mas após todo o estresse do processo e confiante no resultado, eu cheguei a uma conclusão. Não dá pra ser leniente com um serviço ou produto que desagrade. Isto já fez parte do perfil do brasileiro por tempo demais... Agora sou CONSUMERISTA! Até alguns séculos atrás a única forma de publicidade e propaganda de um produto ou serviço era o boca-a-boca. Dependíamos de indicações e da busca de novos clientes através de visitas que raramente eram feitas, pois o dono estava sempre tocando o negócio e força de vendas era algo que simplesmente não existia. A única propaganda consistia numa placa sobre a porta, fora da lojinha, ou o letreiro amadoramente pintado com as próprias mãos onde se lia “ferreiro” ou “costureira”.
 Até alguns séculos atrás a única forma de publicidade e propaganda de um produto ou serviço era o boca-a-boca. Dependíamos de indicações e da busca de novos clientes através de visitas que raramente eram feitas, pois o dono estava sempre tocando o negócio e força de vendas era algo que simplesmente não existia. A única propaganda consistia numa placa sobre a porta, fora da lojinha, ou o letreiro amadoramente pintado com as próprias mãos onde se lia “ferreiro” ou “costureira”. CRM é uma sigla para a expressão em Inglês Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes). É uma prática que tem sua origem em eventos recentes.
CRM é uma sigla para a expressão em Inglês Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes). É uma prática que tem sua origem em eventos recentes. Lembro-me de folhear as revistinhas em minha infância e ver cursos por correspondência. Era um instituto chamado IUB (Instituto Universal Brasileiro). Oferecia cursos de eletrônica, mecânica, datilografia, bordado e outros cursos profissionalizantes onde o sistema de ensino era completamente à distância. O instituto ainda existe e acompanhou a evolução tecnológica  oferecendo  cursos profissionalizantes, mas desta vez pela internet.
Lembro-me de folhear as revistinhas em minha infância e ver cursos por correspondência. Era um instituto chamado IUB (Instituto Universal Brasileiro). Oferecia cursos de eletrônica, mecânica, datilografia, bordado e outros cursos profissionalizantes onde o sistema de ensino era completamente à distância. O instituto ainda existe e acompanhou a evolução tecnológica  oferecendo  cursos profissionalizantes, mas desta vez pela internet. Me considero um patriota além copa, que se importa com o país ao ponto de me engajar social e politicamente e o simples fato de promover discussões já é uma das maneiras de fazê-lo.
Me considero um patriota além copa, que se importa com o país ao ponto de me engajar social e politicamente e o simples fato de promover discussões já é uma das maneiras de fazê-lo. O termo surgiu na década de 80 e significa “chamar de volta”. Executivos da indústria automobilística fizeram as contas e viram que era mais vantajoso assumir um erro de fabricação ou projeto que arcar com despesas oriundas de processos e indenizações. Mas a moda pegou mesmo na década de 90, quando a indústria percebeu os efeitos benéficos na confiança do consumidor e na fidelização à marca. A prática se tornou cada vez mais comum num mundo em que a dinamização e a concorrência aberta tornaram o tempo gasto com projetos cada vez menores. Criou-se o pensamento “se der problema depois a gente chama de volta...”. Só não é possível reparar as vidas perdidas como no caso do Fokker 100 da Tam em 1996 e seu perverso reverso. Evitarei falar deste novo acidente em Congonhas, pois até agora não há consenso.
 O termo surgiu na década de 80 e significa “chamar de volta”. Executivos da indústria automobilística fizeram as contas e viram que era mais vantajoso assumir um erro de fabricação ou projeto que arcar com despesas oriundas de processos e indenizações. Mas a moda pegou mesmo na década de 90, quando a indústria percebeu os efeitos benéficos na confiança do consumidor e na fidelização à marca. A prática se tornou cada vez mais comum num mundo em que a dinamização e a concorrência aberta tornaram o tempo gasto com projetos cada vez menores. Criou-se o pensamento “se der problema depois a gente chama de volta...”. Só não é possível reparar as vidas perdidas como no caso do Fokker 100 da Tam em 1996 e seu perverso reverso. Evitarei falar deste novo acidente em Congonhas, pois até agora não há consenso. Os ministros do Supremo Tribunal Federal se reúnem hoje (mais uma vez) para ouvir os advogados de defesa de alguns dos 40 acusados de envolvimento no esquema do mensalão, na denúncia do procurador da república Antônio Fernando de Souza. Marcos Valério, José Dirceu, Delúbio Soares, Roberto Jéferson e todo o bando (pelo menos os que apareceram nas investigações) estarão lá para explicar (kkkkk) os R$ 55 milhões de Reais arrecadados e distribuídos pelo grupo que é um exemplo de altruísmo.
 Os ministros do Supremo Tribunal Federal se reúnem hoje (mais uma vez) para ouvir os advogados de defesa de alguns dos 40 acusados de envolvimento no esquema do mensalão, na denúncia do procurador da república Antônio Fernando de Souza. Marcos Valério, José Dirceu, Delúbio Soares, Roberto Jéferson e todo o bando (pelo menos os que apareceram nas investigações) estarão lá para explicar (kkkkk) os R$ 55 milhões de Reais arrecadados e distribuídos pelo grupo que é um exemplo de altruísmo. Com o crescimento de qualquer empresa, é comum vermos o surgimento de departamentos e a setorização de atividades. Os cargos que eram multifuncionais em outros tempos tornam-se especializados assim que possível em nome do foco da atividade. Isso é natural e saudável, mas para o empreendedor, é fundamental o contato participativo mesmo que eventual nos demais setores para manter os rumos da organização.
 Com o crescimento de qualquer empresa, é comum vermos o surgimento de departamentos e a setorização de atividades. Os cargos que eram multifuncionais em outros tempos tornam-se especializados assim que possível em nome do foco da atividade. Isso é natural e saudável, mas para o empreendedor, é fundamental o contato participativo mesmo que eventual nos demais setores para manter os rumos da organização. Quando trabalhamos em uma empresa, seja como empregado ou empregador, o ambiente de trabalho reflete diretamente no desempenho de todos. Muitas vezes nos vemos em uma situação onde ganhamos bem, mas não estamos contentes com o trabalho, ou adoramos o ambiente, colegas e chefes, mas o pagamento nos deixa desmotivados. Em outras organizações os boatos, fofocas e falta de profissionalismo fazem com que os recursos humanos da empresa sejam subutilizados.
Quando trabalhamos em uma empresa, seja como empregado ou empregador, o ambiente de trabalho reflete diretamente no desempenho de todos. Muitas vezes nos vemos em uma situação onde ganhamos bem, mas não estamos contentes com o trabalho, ou adoramos o ambiente, colegas e chefes, mas o pagamento nos deixa desmotivados. Em outras organizações os boatos, fofocas e falta de profissionalismo fazem com que os recursos humanos da empresa sejam subutilizados. No segundo Domingo do mês de Agosto, todos os anos, comemoramos o dia dos pais. Homenagem mais que merecida a todos os pais que se importam com seus filhos. É claro que nem todos os pais são exemplos de carinho e atenção, mas a palavra em si, já merece reconhecimento pelo simples fato de ser em parte responsável pelo melhor dos presentes; a vida.
 No segundo Domingo do mês de Agosto, todos os anos, comemoramos o dia dos pais. Homenagem mais que merecida a todos os pais que se importam com seus filhos. É claro que nem todos os pais são exemplos de carinho e atenção, mas a palavra em si, já merece reconhecimento pelo simples fato de ser em parte responsável pelo melhor dos presentes; a vida. Empreendedorismo. A palavra em si já diz tudo. Empreender é esforçar-se em prol de um resultado e satisfazer-se ao ver o progresso de um negócio ou projeto. Enveredar esforços e recursos com um objetivo. Isto não saiu de nenhum Aurélio, mas da cabeça de alguém que lida com a palavra todos os dias. Pelo menos é o que tentamos fazer.
 Empreendedorismo. A palavra em si já diz tudo. Empreender é esforçar-se em prol de um resultado e satisfazer-se ao ver o progresso de um negócio ou projeto. Enveredar esforços e recursos com um objetivo. Isto não saiu de nenhum Aurélio, mas da cabeça de alguém que lida com a palavra todos os dias. Pelo menos é o que tentamos fazer.  Hoje, 29 de Julho, o Brasil viveu seu último dia do Pan Rio 2007.
 Hoje, 29 de Julho, o Brasil viveu seu último dia do Pan Rio 2007. Chega a ser triste ter vontade de escrever sobre essa tragédia que abalou todos os brasileiros esta semana. Sei que é um assunto que está inundando os noticiários e dando margens a especulações enquanto garante menção nas retrospectivas televisivas de fim de ano.
 Chega a ser triste ter vontade de escrever sobre essa tragédia que abalou todos os brasileiros esta semana. Sei que é um assunto que está inundando os noticiários e dando margens a especulações enquanto garante menção nas retrospectivas televisivas de fim de ano.


Algumas pessoas não dão a importância devida a um tema importantíssimo para o nosso dia-a-dia e que na prática nos abre muitas portas; o marketing pessoal.
Todos somos clientes de profissionais ou prestadores de serviço que sabem nos cativar. O feirante que sabe o que você gosta, o médico que lhe trata como ninguém, o mecânico que lhe mostra transparência, o professor que admiramos, todos estes têm algo em comum; um excelente marketing pessoal.
O marketing pessoal é a venda de sua imagem. A sua maneira de agir e a reação frente à situações do cotidiano que formam sua imagem nos que lhe rodeiam. Esta pode ser positiva ou negativa. Cabe a você ter a sensibilidade para refletir aquilo que deseja e que é fundamental para sua atividade. O auto-conhecimento é essencial para esta tarefa. O conhecimento do meio ambiente também é imprescindível para uma avaliação correta e direcionamento de ações que deseja tomar. O bom humor é fundamental. Todos gostamos de estar perto de pessoas positivas e sorridentes.Quando você resolve fazer uma análise interna e uma do meio, para assim prover mudanças que ressaltam seus valores positivos e miniminizam a exposição de seus defeitos, você está assumindo a condição de um produto. Cuidado! Não devemos esconder nossos defeitos, mas aprender a lidar com os mesmos e minimizar seus efeitos. Assumir que temos defeitos e conhecê-los é o primeiro passo para que isto aconteça. Leve na esportiva e saiba que você não é um objeto, mas um produto como dissemos à pouco. Você pode fazer parte de um grupo de amigos e profissionais conhecidos que trocam informações relevantes e de forma camarada (network marketing) e deixar sua marca, seu diferencial na lembrança dessas pessoas. Em momentos importantes lembrarão de você e oportunidades surgirão. Você poderá sentir num prazo muito curto a diferença no seu ambiente profissional no que diz respeito à imagem que as pessoas têm de você.Mas e aquelas pessoas que não ligam para nada disso e ainda assim são bem sucedidos por serem excelentes profissionais? Ora, eles teriam ainda mais sucesso se se importassem.
Algumas pessoas levam a importância do marketing pessoal para a esfera profissional apenas, mas isto é um grande erro. Ninguém é feliz se tudo vai bem apenas no campo profissional. A vida pessoal é fundamental para a felicidade e o marketing pessoal funciona também na esfera privada. Todos querem ser adorados por seus entes queridos e amados por quem ama. Nisso o marketing pessoal também pode ajudar.
Como vê apenas o marketing pessoal não basta. Você não pode passar uma imagem que é bom em algo, educado ou uma pessoa legal se não passar a ser desta forma. Viva a imagem que você quer passar. Conseguir identificar a imagem ideal que se deve passar é importante, mas talvez tornar-se o produto que essa imagem mostra seja mais importante ainda.


